Harvest Moon:Friends of a Mineral Town - A Simplicidade de uma Fazenda

Antes de começar, quero deixar expresso que tudo que escrevi aqui é com base nas vezes que eu joguei e em minha experiência com o jogo, tudo vem com base da minha opinião.


    Harvest Moon: Friends of Mineral Town é um jogo de simulação de fazenda, lançado em 18 de abril de 2003 pela empresa Natsume inc. Ele é um jogo que trata da vida em uma pequena cidade onde você deve cuidar da fazenda que foi herdada de um velho amigo que você conheceu em uma viagem. 



    No jogo você pode fazer tudo que um fazendeiro de verdade tem direito: Fazer enormes plantações, cuidar dos seus animais, ter animais de estimação, pescar e etc. Fora a parte que não pertence necessariamente a fazenda, mas que também se mantém ligada a ela, como fazer amizade com os moradores da cidade, participar dos eventos, cozinhar, aprimorar os edifícios da fazenda e até mesmo se casar.
    A pergunta que levanto aqui é a seguinte: depois de tantos anos que se passaram, ainda vale a pena jogar (ou rejogar) esse jogo? 


    No Harvest Moon, por se tratar de um jogo onde a temática é sua vida no campo, ele acaba se tornando um jogo calmo e tranquilo de se jogar. Você cria seus animais, suas plantações crescem, você vai conhecendo e se tornando amigo dos moradores da cidade (amigo nem de todos rs) e nem percebe as horas passarem. Você se acostuma com aquele ambiente tranquilo e fica imerso nele, se tornando até uma válvula de escape do mundo agitado.  
    Sua trilha sonora é marcante, tendo em cada estação sua música característica que a representa, como uma música mais animada para o verão e uma mais lenta e monótona pro inverno. E elas acabam por representar bem a estação que você está: no verão você acaba por ter várias coisas para se fazer e você passa o dia todo correndo de um lado pro outro, e já no inverno não tem muito a se fazer, e na maior parte dos dias você acaba dormindo cedo. São esses pequenos detalhes que acaba te deixando mais imerso na gameplay e naquele mundo.
     
                     Música do Verão                                                            Música do Inverno
                 

    A história acaba não sendo muito explicada, somente o começo (até porque, como se trata também de um RPG você que acaba criando sua própria história da forma que lhe for conveniente), e isso abre lugar para você explorar a história de cada morador da forma que quiser. Você pode criar laços de amizade com todos e, assim, essa pessoa vai falar mais da vida dela e você vai a entender um pouco mais. Como são diversos personagens, acaba por demorar para conhecer a todos e nem sempre você vai conseguir conhecer profundamente a todos, o que aumenta um pouco no fator de rejogabilidade.
    A gameplay é muito simples e intuitiva, você aprende facilmente os controles e como funciona o jogo em si. Entretanto, vale ressaltar que Harvest Moon se trata muito de conseguir recursos para conseguir aprimorar ou comprar algo bom para sua fazenda, por conta disso o jogo pode acabar se tornando um pouco repetitivo para algumas pessoas (já aconteceu uma vez comigo), mas a forma como tu joga vai influenciar muito nesse quesito. Se você for o tipo de pessoa que só fica atrás de dinheiro para dar um upgrade nas suas coisas esse jogo será muito enfadonho, mas se você for o tipo de pessoa que quer ficar imerso naquele universo e conhecer a todos e ainda assim melhorar sua fazenda, esse jogo vai ser incrível. No fim, o que acaba importando é o jogador em si.

    

    Voltando a pergunta do começo “depois de tantos anos que se passaram, ainda vale a pena jogar (ou rejogar) esse jogo?”. A minha resposta é sim. Harvest Moon: Friends of a Mineral Town, é um jogo que envelheceu muito bem, ele tem personagens extremamente carismáticos que você se apega facilmente, tem eventos divertidos de jogar (rinha de galo é o melhor de todos, sem discussão), tem uma ótima música, vários “segredos” pelo jogo todo, o que acaba por aumentar mais no fator de rejogabilidade (você pode sempre descobrir algo novo, nunca se sabe), e você ainda pode criar sua própria família no jogo.

                   

    Esse Harvest Moon, em especifico, foi o que mais me marcou. Não por ter uma mecânica diferente e extremamente elaborada, mas por ser simples e acolhedor. É por ir no final da tarde conversar com o padre Carter e as crianças, é por ir no final da noite no bar do Doug pra conversar com o pessoal, é por brincar com seu cachorro e é pelo acolhimento que todos naquela pequena cidade te recebem.

             

    Friends of a Mineral Town acabou por receber um remake no dia 14 de julho de 2020 sob o novo nome da franquia “Story of Seasons: Friends of Mineral Town”. Eu particularmente não gosto muito do novo nome da franquia, pois Story of Seasons faz parecer muito um jogo genérico de fazenda e não o Harvest Moon que conquistou a todos, mas isso é outra discussão e também um gosto pessoal. O ponto aqui é que não cheguei a jogar ainda esse remake, mas pretendo futuramente.



Então, quem quiser relaxar um pouco enquanto cuida de uma fazenda e se aprofunda em personagens carismáticos deve joga-lo, principalmente os fãs desses tipos de jogos.



                                                                                                                                                       Matéria escrita por: Midnight
                                 

  











Comentários

Postagens mais visitadas